Nascimento da modernidade -Turma 2001

     

   

Michelangelo, Leonardo da Vinci - dois representantes do Renascimento cultural.

Movimento que começou na Itália por volta do séc.XV, por causa do grande desenvolvimento econômico das cidades italianas, Florença, Gênova, Pizza, Milão e de uma forte burguesia mercantil que vai exercer o monopólio sobre o comércio do Mar mediterr6aneo e das famosas especiarias, cravo, canela, pimenta, noz moscada. Também o desenvolvimento urbano e a instituição do mecenato.Mecena era aquele que patrocinava as artes e os artistas.nesse contexto,a Itália passa a ser o seio que vai difundir novos valores,novos hábitos,novas culturas que caracterizamos Renascimento.

-Itália séculos Xv e XVI

-Forte atividade mercantil

- Burguesia forte

- Urbanismo

- Mecenato

Esses fatores vão transformar a Itália no berço do Renascimento.

Características importantes: A principal delas é o humanismo. Humanista era um sábio, um pensador que exercia uma pesada critica a cultura e aos valores medievais e vai defender o homem como o centro do Universo - isso é uma revalorização do homem - antropocentrismo e também racionalismo. A razão passa a ser o grande modo, a grande busca do homem e esses fatores vão desenvolver o individualismo.

Aspectos do Renascimento:

-Humanismo

-Racionalismo

-Antropocentrismo

-Individualismo

Três formas de Renascimento: literário, artístico e científico.

Literário: Nicolau Maquiavel-autor da obra o Príncipe se transformando no primeiro teórico do absolutismo monárquico. Na Holanda,Roterdã com O elogia da loucura,uma dura crítica aos costumes e a Igreja medieval,abrindo caminho para a Reforma religiosa.

Artístico: Na Inglaterra o pai do teatro moderno, William Shakespeare, com as suas tragédias, Rei Lear, Otero. Michelangelo -conhecido mais pela pintura - o afresco do teto da capela Sistina,ao lado de Leonardo da Vinci -g6enios universais.

No aspecto científico, vamos ter um grande debate ideológico, de um lado geocentrismo, postura defendida pela igreja católica que vinha desde a antiguidade, e afirmava que a Terra o centro do Universo. E os humanista que passa a defender uma outra ideia,heliocentrismo,o sol como o centro do Universo.

A Igreja não vai ver com bons olhos essa postura e vai chegar a acusar os pensadores de heresia. Giordano Bruno vai ser queimado na fogueira por defender o heliocentrismo.Galileu Galilei só não foi porque se retratou,mas em compensação vai passar o resto dos seus dias no exílio em sua própria casa.

Formas do renascimento:

Literário: Maquiavel, Roterdã / Artístico: Michelangelo, da Vinci / Cientifica: Geocentrismo X Heliocentrismo.

Fonte:www.youtube.com.br -vídeo

domingo 04 março 2012 12:50



Nenhum comentário Nascimento da modernidade -Turma 2001



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.81.80.46) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para mundodafilosofia

Precisa estar conectado para adicionar mundodafilosofia para os seus amigos

 
Criar um blog